quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Programe seu FAN

Hoje tem ensaio do espetáculo RETOUR AU PAYS!

Com direção de Patrick Acogny, um dos mais renomados coreógrafos do mundo, o espetáculo RETOUR AU PAYS, do Coletivo FAN de Dança é inspirado na ideologia do poeta francês Aimé Césaire e, especialmente, em seus pensamentos sobre a negritude. Esta criação é norteada pela obra "Cahier d'un retour au pays natal“. A idéia é provocar, através desta linguagem, um diálogo entre o Brasil e a África.

RETOUR AU PAYS é o resultado do projeto que promoveu o intercâmbio e a troca cultural entre seis bailarinos, selecionados via audiência pública, com experiência em dança contemporânea e improviso, e os artistas residentes Patrick Acogny e o músico Oumar Fandy Diop, do Senegal. A trilha sonora do espetáculo conta, ainda, com a participação de Paulo Santos, do grupo mineiro UAKTI.

Em edições anteriores do FAN, foram criadas estruturas e ações para promover intercâmbios dessa natureza, que resultaram na criação do Coletivo FAN da Cena, Coletivo FAN da Imagem e Rádio Ojá. Nesta edição o FAN convocou artistas, com foco na dança, para acentuar ainda mais o sentimento de pertencimento da cidade para com este evento patrimonial, criando o Coletivo FAN de Dança.

PATRICK ACOGNY é especializado em técnicas contemporâneas e tradicionais de danças da África, com sólida formação nas técnicas de dança contemporânea ocidental. Por uma década atuou em companhias de dança na França e, em meados dos anos noventa, migrou para o Reino Unido, onde trabalhou com a companhia de Teatro Dança Afro Caribe Kokum como coreógrafo residente e diretor artístico. Hoje, encontra-se instalado em França, na Bretanha. Patrick também é o diretor artístico adjunto da École des Sables, no Senegal. Um centro de formação profissional para dançarinos da África e fora de África.

Aimé Césaire (Martinica / 1913 – Fort-de-France / 2008) – Poeta e político francês. Foi ideólogo do conceito de negritude e sua obra é marcada pela defesa de suas raízes africanas.

FICHA TÉCNICA:
Direção geral, concepção, coreografia, figurino e cenário: Patrick Acogny
Elenco: Ana Claudia, Ana Paula, Benjamin Abras, Dewson Nascimento,Gaya Dandara, Renata Almeida e Rodrigo Peres.
Criação Musical: Paulo Santos (UAKTI) e Oumar Fandy Diop
Assistente de figurino e cenário: Haroldo Alves
Iluminação: Enedson Gomes

Serviço

Dia: 4 de novembro (quarta-feira)
Ensaio: Coletivo Fan da Dança – Retour au pays
Horário: 19h
LOCAL: Espaço Cênico PRAÇA DA PAMPULHA

Dia: 5 de novembro (quinta-feira)
Estreia: Coletivo Fan da Dança – Retour au pays
Hora: 20h - Duração 50 min.
LOCAL: Espaço Cênico PRAÇA DA PAMPULHA

Outras informações:
www.fanbh.com.br

Você sabia?

O Congos de lá...

A atual divisão territorial da África é muito recente – de meados do século XX – e resultou da descolonização européia. Essa divisão política das repúblicas africanas não levou em conta territórios tribais e etnias, o que acabou fazendo com que o continente se tornasse um caldeirão de disputas territoriais e guerras civis.

Cinco dos países de África foram colônias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Memória Rádio OJá

A banda Black Sonora se apresentou na edição anterior do FAN/2007. O vocalista da banda, o músico Gustavo Negreiros, bateu um papo com Michelle Bruck. Ouça a entrevista e conheça um pouco do trabalho e da influência da banda.



* Gustavo Negreiros - Black Sonora *




Quer saber um pouco mais sobre a banda? www.blacksonora.com.br

Locução e apresentação: Michelle Bruck